sábado, 14 de maio de 2011

Artificialidade

Os cruzamentos dos olhares
       que antes as lágrimas se derramavam
já não nascem mais
       o artificial penetrou nos homens
          cujos os olhos não se conhecem mais
A conversa na internet
    a inútil conversa nas quais
           as mãos batem ferozmente
na tecla do computador
              e o ruído sangrento ecoa pela casa
      o sentimento se torna artificial.


Fechas os olhos
     percebes o poderoso mundo
as constantes mudanças dos seres
as novas roupas, os novos objetos,
as novas armas, as novas guerras
         Tudo isso, na pequena fração de segundo
 com teus olhos fechados
      quando abrires 
não adiantarás mais e serás um ser artificial.


O poema será artificial
      mesmo que os versos não sejam
pois as futuras bocas
ó futuras bocas!
cantarão o poema
     e me tornarei um poeta artificial.

                              Fernando Bernadelli 

8 comentários:

Anônimo disse...

Fernando!!! Que poema lindo!

Fico sem palavras diante das suas poesias. Adoro ler-te!

Beijo grande, amigo Poeta! :)

Fernando Bernadelli dos Santos disse...

Obrigado Patricia! Fico muito feliz por vc gostar dos meus poemas. Um super beijo. E tbém adoooroo o seu blog!

PapoBacana disse...

Parabens pelos versos..
gostei muito do jeito que vc escreve..

abraços e obrigada pela visita ao meu blog..

abraços..

Hugo Maximilliano disse...

adoreeei meu deus adoro esses textos, vo colocar no meu blog.

Unknown disse...

Um poema muito reflexivo. Faz com que eu reflita sobre as longas horas que passo em frente a um computador... É triste ver o quanto a vida se tornou subjetiva. Gostei muito. Parabéns.

João Maria Ludugero disse...

Fernando!
Boa tarde!
Quero aprender a mais conciliar meu tempo, parav poder vir mais aqui. Gostei muito deste teu espaço. Tens um jeito de escrever que é único! Muito bons seus textos, inteligentes. Continue a nos brindar com tua brilhante imaginação. Tua verve é mesmo de boa estirpe, pode acreditar e seguir confiante. Fiquei deveras instigado a ler e reler seus poemas. Já "fuçei" seu site e achei muitas pérolas. Sou mesmo assim espaçoso. Mas gosto de ler e te achar foi muito legal. Voltarei, de certo. Tenha saúde e dias felizes, para continuares tua lida. Hiper abraço,
João, poeta.

Fernando Bernadelli dos Santos disse...

Obrigado a todos pelos elogios, e pelas delicadas palavras. Valeu amantes da literatura!!!

Valquiria disse...

Fernando, adorei o poema "Artificialidade", expressa exatamente o que penso sobre nosso mundo "moderno"! As pessoas, os sentimentos, tudo caminha para o "artificial", já não nos emocionamos mais como antes quando liamos uma poesia, uma carta de amor... Tenho saudades das cartas, das poesias, do tempo de poder ler um livro e tocar o papel e me preocupar com as páginas amarelas e amassadas. A internet, a modernidade vai arrancando tudo de nós. Não perca essa magia da poesia! Parabéns pelas palavras escolhidas em cada verso.

Valquíria (Letras-UFU)